Embarque com saúde

Um mês na Europa, uma semana ou um final de semana no sítio.

Chega uma hora em que o corpo e a mente precisam de descanso e viajar é um ótimo remédio.

Mesmo os que não gostam de se aventurar por lugares desconhecidos, são obrigados a confessar que sair da rotina renova as energias. Nada de horários e obrigações, porém uma responsabilidade é indispensável: cuidar da sua saúde durante a viagem e evitar dores de cabeça incuráveis por uma simples aspirina.


As expectativas de viajar, na maioria das vezes, impedem que pensemos que a lei de Murphy ("Se alguma coisa pode dar errado, certamente vai dar") se aplique. Ninguém vai para o Caribe e calcula ficar três dias de repouso porque levou uma picada de um mosquitinho não identificado, o que causou uma severa alergia.
Além das endemias (doenças infecciosas que se relacionam com determinadas regiões geográficas), que até certo ponto podem ser previstas, os viajantes muitas vezes têm de lidar com mudanças drásticas de temperatura - que podem causar desde desidratação até pneumonia. Acidentes também não são impossíveis de acontecer.
Por isso, é muito importante perguntar se sua agência de viagem possui um seguro-viagem, contrato que, mediante uma taxa, paga uma indenização pela ocorrência de um evento predeterminado. Por exemplo: acidente, doença, perda de malas e roubo.



Fonte: Vida e Saúde Terra


Faça um bom checkup

Não caia na armadilha de achar que você é "muito forte" ou de dizer que "não tem nada de errado". O ideal é fazer um checkup anual. Mas, se você não tem esse hábito, aproveite para corrigir seu erro antes de uma longa viagem.
Procure seu médico e teste sua capacidade de esforço; faça exames de sangue que incluam hemograma, colesterol, triglicérides, ácido úrico, glicose. Faça também um exame de urina. Se você for portador de alguma debilidade específica, deve revisá-la antes de viajar.
Aproveite para tirar dúvidas antigas, como aquela velha dor nas costas. Você pode ser hospitalizado durante a viagem após ter carregado uma mala pesada. No entanto, tenha cuidado com os procedimentos mais sérios: uma cirurgia, mesmo que pequena, mas ainda recente, pode atrapalhá-lo muito.


Não mude de dieta

Se você for diabético ou tiver alguma restrição a algum tipo de alimento, previna-se e leve consigo os alimentos que você pode comer.
Peça dietas especiais às companhias aéreas. Normalmente, elas podem ser solicitadas com 24 horas de antecedência na companhia que irá transportá-lo.

Há uma variedade de dietas disponíveis atendendo às exigências terapêuticas, tendências filosóficas ou religiosas, país e idade do viajante.

Não fique muito tempo sem comer. Querer emagrecer 7 quilos em uma semana é insanidade, mesmo que você não esteja viajando.


Não mude de medicamentos

Não se aventure, às vésperas da viagem, com medicamentos diferentes aos que você está acostumado porque seu organismo pode não reagir bem. Use e leve consigo os remédios tradicionais, que você e seu organismo já conhecem.
Carregue com você uma receita de seu médico e um laudo resumido com o nome de sua doença (se tiver) e os cuidados necessários.

Você facilitará a sua vida e a do médico que tiver que examiná-lo em uma situação de emergência, se dispuser do diagnóstico e informações sobre o caso.



Fonte: Viajando com Saúde - LPM editores
Fernando Lucchese