Cuidados em viagens de verão

Micoses

O que é?
A micose é uma infecção na pele causada por fungos.
Como age
Os fungos estão presentes no meio ambiente, nas pessoas, nos animais. Eles gostam de umidade e calor e se alimentam da queratina que fica na superfície da pele. Então, quando o calor aumenta - como no verão -, as circunstâncias ficam ideais e eles começam a se reproduzir, causando a micose.

Sintomas
A micose pode surgir em diferentes partes do corpo e tem aparências diversas. Pode ser uma mancha em forma de círculo, ou bolinhas cheias de água, ou com descamação na borda... Nos pés, é comum uma descamação no meio dos dedos e bolinhas na sola. Nos homens ela aparece muito na virilha, onde causa avermelhamento e descamação. Em crianças, podem causar queda de cabelo quando surgem no couro cabeludo.

Como prevenir?
O ideal é evitar locais propícios para o crescimento de fungos, isto é, úmidos e quentes. Então, evite: andar descalço em vestiário de piscina, tocar em animais desconhecidos (principalmente se seus pêlos estiverem caindo), usar calçados de outras pessoas. Além disso, tente sempre deixar o ambiente arejado, ande descalço dentro de casa e use sandálias abertas sempre que possível, use roupas de algodão que facilitam a transpiração, enxugue bem todas as "dobras" do corpo: atrás do joelho, entre os dedos...

Como tratar?
O tratamento pode ser feito com remédios ou cremes, dependendo do local e da extensão atingida.

A quem recorrer?
Se perceber algum sintoma, procure seu dermatologista.



Brotoejas

O que é?
Também chamadas de miliária, brotoejas são erupções que acontecem em criancas, na regiao das "dobras", como o pescoço.

Como age
As brotoejas estão relacionadas à secreção das glândulas sudoríparas. Elas aparecem como resultado do calor e do excesso de transpiração.

Sintomas
Elas se apresentam como bolhinhas de água vermelhas, acompanhadas de coceira.

Como prevenir?
Já que brotoejas são resultado do excesso de transpiração, a solução é tentar prevenir isso. Evite sol e ambientes muito quentes (como um carro estacionado sob o sol), mantenha o quarto ventilado, não agasalhe demais as crianças (nem para dormir), não exagere na temperatura do banho e não forre seus colchões com plástico.

Como tratar?
Além dos cuidados citados acima, você pode misturar maizena no banho da criança ou passar pasta d'água (comprada em farmácias). Isso vai acalmar a pele.

A quem recorrer?
Se perceber algum sintoma, procure seu dermatologista.


ATENÇÃO: Estas são informações gerais sobre o assunto, descritas em literatura médica ou por médicos especializados. Este texto não deve ser usado para qualquer tipo de diagnóstico ou automedicação. Em caso de qualquer suspeita, procure imediatamente seu médico.


Fonte: http://saude.terra